O hóquei sobre patins começou a ser praticado em Sertãozinho graças à insistência de Haroldo Pérsio Requena, um apaixonado pelo hóquei tradicional. Graças à novidade no município, surgiu o ginásio de esportes Pedro Ferreira dos Reis (Docão).
Atualmente a equipe conta com 20 conquistas nacionais, 21 estaduais, 3 Sul-americanos e um mundialito de clubes. Diante das grandes conquistas, a cidade sertanezina passou a ser conhecida como a “capital do Hóquei”.
A modalidade foi trazida para Sertãozinho devido à falta de clubes disponíveis para receber o hóquei em Ribeirão Preto e região.
A equipe disputou sua primeira partida em janeiro de 1980, e venceu a Associação Portuguesa de Desportos por 10 a 2.
Xixa, Teco, Mané, Claudio, Careca, Ruy, Victor Santos e Haroldo formaram a equipe do primeiro resultado positivo obtido na época.
No mesmo ano de fundação, o Sertãozinho sagrou-se campeão paulista, ao derrotar o Internacional de Santos por 1 a 0. Em 1982, conquistou seu primeiro título do Campeonato Sul-Americano, ao vencer o Estudantil da Argentina por 3a2 na final disputada na cidade de San Juan.
Em 2009, o clube alcançou o inédito heptacampeonato brasileiro, ao vencer o Clube Português do Recife na decisão do Campeonato Brasileiro disputado na cidade de Santos